Projeto para a Federação Brasileira de Bridge 2020/2021

Objetivos Estratégicos

  1. Ampliar o número de Jogadores
  2. Revitalizar os centros com potencial (Salvador, Rio Grande do Sul, Belo Horizonte e Brasília)
  3. Fortalecer São Paulo e Rio de Janeiro
  4. Fortalecer a Federação para permitir no médio prazo equipes representativas com melhores resultados
  5. FBB ser sustentável ao final do período

Premissas de Gestão

  1. Diálogo constante e engajamento com os membros ativos da comunidade bridgistica brasileira
  2. Formação de comitês para temas específicos com poder decisório (ex.: Calendário, Ranking, Educação, Bridge On-line, etc)
  3. Integração e previsibilidade de calendários
  4. Uso progressivo de Tecnologia da Informação

Ações (entre parênteses os objetivos estratégicos atendidos pela ação)

  1. Implantação imediata de ranking nacional simples, on-line e com o foco nos eixos locais, regionais e nacionais - a premissa aqui é que o Ranking é direcionado para a massa de jogadores e não para os jogadores de padrão internacional, estes últimos terão títulos de “Sem trunfo”, mas não haverá a necessidade de precisão refinada no ranking entre eles. Cadastro único desejável (todos)
  2. Criação de torneios nacionais mensais, com distribuição de bolsas e apurações para os diversos clubes do Brasil, que jogam localmente, mas cuja apuração é nacional. Padronizar sistema de apuração. (todos)
  3. Criação de torneios periódicos no BBO, valendo pontos de ranking. Inclusive torneios contra bots, no padrão ACBL. (1, 4 e 5)
  4. Subsídio para os centros a serem revitalizados, para a contratação de diretor/professor pelo período de 1 ano. (2,4,5)
  5. Com apoio do ranking, todos os torneios nacionais (sejam aqueles jogados localmente, sejam pela Internet ou os presenciais (Bahia-Minas e Brasileiro), passarão a contar com apuração com e sem Handicap. (1)
  6. Arrecadação inicial de recursos, contando com a doação daqueles jogadores que podem contribuir. O objetivo é inicialmente arrecadar 100 mil reais. (todos)
  7. Utilizar os grupos de WhatsApp para aprendizado do Bridge, pelo menos uma vez por semana, encaminhar 1 mão de Painel dos Experts (podemos começar com os antigos painéis americanos, mas o ideal é que nossos experts comentem suas vozes), assim como com pelo menos 1 artigo mensal. (1, 2)
  8. A médio prazo, disponibilizar videoaulas para os diversos públicos, desde principiantes, até jogadores avançados, com temas de interesse e a promoção dos nossos experts. Conexão ACBL. (todos)

Itens mencionados na reunião de diretoria de 18/11/19

  • Torneio de seleção – Permitir equipes com qualquer número de jogadores, mas apenas as de 6 jogadores terão apoio financeiro da Federação
  • Torneio Brasileiro – Encontrar uma data adequada e realizar o torneio de 2020 em São Paulo com recorde absoluto de equipes
  • Torneio ISG em Brasília – Realizar torneio Internacional em Brasília entre 12 e 16 de agosto de 2020
  • Manter o Bahia Minas itinerante, com foco social
  • Buscar protagonismo do Brasil na Federação Sul-americana de Bridge, com apoio ao nome do Marcelo Castello Branco