BOLSAS SUSPEITAS

Cara (o) Amiga (o) Bridgista,

A Federação Brasileira de Bridge tem desenvolvido esforços para que o bridge virtual, para o qual fomos levados em função da pandemia, seja cada vez mais divertido e prazeroso. Além da ausência do abraço e do convívio com os amigos, essa modalidade traz novos desafios. Eventualmente, quando nos deparamos com uma jogada atípica, muito mais que no bridge presencial, tendemos a imaginar possibilidades não éticas. Em minha opinião pessoal, a grande maioria dos jogadores de bridge são pessoas corretas, honestas e com boa índole, motivo pelo qual, jogadas estranhas surgem muito mais de linhas de raciocínio falhas, que levam em geral a resultados ruins. Mas o jogo é probabilístico, então, justo nas vezes em que uma jogada inferior funciona, somos tentados a imaginar que o resultado veio de alguma atitude antidesportiva.

Diante desse contexto, antes de mais nada, solicito encarecidamente que tenhamos mais tolerância com nossos adversários, que muitas vezes, são nossos amigos.

Por outro lado, também estamos tomando medidas para coibir comportamentos irregulares. Como já anunciado anteriormente, formamos um comitê de ética para analisar mãos suspeitas, composto pelo Emílio, Fred e Aline, aos quais todos devemos gratidão. Estão dedicando horas de seu tempo para tratar esse assunto delicado, eventualmente, expondo-se a situações nada agradáveis, somente recompensados pelo amor ao Bridge e o desenvolvimento saudável da nossa comunidade. Agradecimentos também ao Assis que conseguiu reunir os nobres amigos e os está ajudando nas questões jurídicas, bem como ao Sérgio Brum que tem criado linhas gerais de procedimento.

Para melhorar a dinâmica do comitê, criamos um link na página da FBB (obrigado pela agilidade e presteza Marina), que será o único meio de relatar mãos ao comitê. Nenhuma mão relatada de outra forma será considerada. O link permite que você apresente uma bolsa sem a necessidade de se identificar.
Bolsa suspeita

Peço encarecidamente que não sobrecarreguem o comitê com qualquer mão. Lembre-se que, em geral, jogadas não usuais são apenas jogadas estranhas. Use o link quando você perceber que há um comportamento reincidente ou um desempenho muito superior do jogador em modo on-line, comparado com os resultados que tinha presencialmente.

Agradeço imensamente a todo apoio que temos recebido e conto com sua ajuda para que o bridge brasileiro seja cada vez melhor, proporcionando ótima diversão para cada um de nós, amantes do jogo.

Jeovani Ferreira Salomão
Presidente da Federação